Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWolke, Silvana Inespt_BR
dc.contributor.authorDoege Júnior, Laércio Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2024-02-10T05:09:46Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271935pt_BR
dc.description.abstractOs estudantes frequentemente se deparam com leis e conceitos altamente abstratos na química e precisam estabelecer conexões entre esses conceitos e os fenômenos observados, destacando a importância da capacidade de visualização para uma compreensão eficaz da disciplina. A capacidade de visualização e imaginação espacial desempenha um papel crucial no aprendizado da química, permitindo a construção de conexões entre fenômenos e explicações. A simbiose entre tecnologia e educação está se tornando um atributo valioso para o ensino, enriquecendo as abordagens tradicionais de aprendizado. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) têm o potencial de aprimorar a eficácia e eficiência do processo de ensino-aprendizagem, permitindo aos alunos contextualizarem informações de maneira mais ampla e minimizar interpretações incorretas. Na área da química, a Realidade Aumentada (RA) se destaca como uma tecnologia emergente com grande potencial educacional. Este estudo desenvolveu uma Sequência Didática baseada em Realidade Aumentada para melhorar a compreensão dos alunos sobre ligações químicas, especialmente no nível microscópico. O presente estudo foi realizado em Centro de Educação Profissional (CEDUP) em Lages, Santa Catarina. A escola escolhida foi o CEDUP Industrial de Lages onde o professor pesquisador é efetivo na disciplina de química. Foram selecionadas por conveniência duas turmas, cada uma com 14 alunos, totalizando 28 alunos participantes do estudo. Os resultados mostraram que a RA despertou um maior interesse e engajamento dos alunos, aprimorando a compreensão de conceitos fundamentais de ligações químicas. Além disso, o feedback em tempo real fornecido pela RA estimulou o pensamento crítico e a autorregulação da aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractStudents often encounter highly abstract laws and concepts in chemistry and need to make connections between these concepts and observed phenomena, highlighting the importance of visualization skills for an effective understanding of the discipline. The ability to visualize and imagine space plays a crucial role in learning chemistry, allowing connections to be made between phenomena and explanations. The symbiosis between technology and education is becoming a valuable attribute for teaching, enriching traditional learning approaches. Digital Information and Communication Technologies (TDICs) have the potential to improve the effectiveness and efficiency of the teaching-learning process, allowing students to contextualize information more broadly and minimize incorrect interpretations. In the area of chemistry, Augmented Reality (AR) stands out as an emerging technology with great educational potential. This study developed a Didactic Sequence based on Augmented Reality to improve students' understanding of chemical bonds, especially at the microscopic level. The present study was carried out at the Professional Education Center (CEDUP) in Lages, Santa Catarina. The chosen school was CEDUP Industrial de Lages where the research professor is effective in the chemistry discipline. Two classes were selected for convenience, each with 14 students, totaling 28 students participating in the study. The results showed that AR sparked greater interest and engagement among students, improving their understanding of fundamental concepts of chemical bonds. Furthermore, the real-time feedback provided by AR stimulated critical thinking and self-regulation of learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectChemical bondsen
dc.subjectLigações químicaspt_BR
dc.subjectSpatial visualizationen
dc.subjectVisualização espacialpt_BR
dc.subjectAugmented realityen
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectFollowing teachingen
dc.titleRealidade aumentada no ensino de química : proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações iônicas e covalentes na primeira série do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001194943pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.programMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples